Em 32 anos de monitoramento, saiba qual foi a menor temperatura registrada em Brusque

Aquela intensa onda de frio do ano de 2000 ainda não foi superada em nosso município

Não é de hoje que monitoro as condições do tempo em Brusque e região. Lá se vão mais de três décadas com os olhos voltados para o céu, sempre atento aos detalhes envolvendo dados de temperaturas, volumes de chuva, ventos ou qualquer outro acontecimento do tempo que mereça destaque em nosso município.

Em meus arquivos estão contidos dados feitos a partir do ano de 1987, sendo que ao longo de todo esse período de mais de 30 anos, pude acompanhar e registrar os mais diversos acontecimentos climáticos, muitos deles, severos, a citar como exemplo, a intensa onda de frio que atingiu toda a região Sul do Brasil entre os dias 13 a 28 de julho de 2000.

Em Brusque naquela ocasião, foram 15 dias consecutivos com temperaturas abaixo dos 5 ºC nas madrugadas, 5 deles tendo mínimas negativas com destaque para aquele amanhecer de 14/07/2000, quando meu equipamento de medição registrou 3 graus abaixo de zero às 6:45h.
A geada então se fazia presente de forma ampla nas primeiras horas da manhã por todo o nosso município e a reação de nós brusquenses diante daquele ‘cenário glacial’, era de espanto e curiosidade, visto que raramente marcas negativas de temperaturas são observadas em Brusque, com -3 ºC então, algo jamais sentido por muitos de nós.

Vale observar que aquela forte onda de frio de julho de 2000 foi a mais intensa registrada por mim nestes 32 anos que venho acompanhando o tempo em Brusque. Não houve até o momento neste período, mínimas tão baixas observadas por mim nem uma sequência de dias tão prolongada com a presença da geada.
Ficou marcado em meus arquivos e na minha memória aquele acontecimento!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.