Primavera/2019: veja a tendência do tempo em SC

A partir de setembro a chuva deve ser mais frequente no estado.


Este inverno de 2019 está sendo marcado pelo ingresso de poucas ondas de frio à SC. Tivemos apenas 2 com potencial para a formação de ampla geada e ocorrência de neve (fraca) no estado.
Em Brusque, os termômetros ficaram abaixo dos 5 ºC em apenas dois eventos de frio, aquele que passou pelo nosso município nos primeiros dias de julho e este mais recente, do último final de semana. Pouco se considerarmos que estamos na estação mais fria do ano!
O mês de agosto deve manter o padrão observado nos meses anteriores de pouca chuva. A partir de setembro a chuva deve ser mais frequente em Brusque e no estado. Acompanhe a seguir, a previsão climática trimestral para SC, ( Agosto, Setembro e Outubro de 2019) com dados extraídos da Epagri/Ciram:


Inverno ameno e primavera com elevação na temperatura

Precipitação:Trimestre com previsão de chuva próxima a abaixo da média climatológica em SC. Persiste a condição de chuva mal distribuída no tempo e no espaço, alternando períodos de chuva e dias mais secos. O mês de agosto deve manter o padrão observado nos meses anteriores de pouca chuva. A partir de setembro a chuva deve ser mais frequente no estado.

Temperatura: O inverno continua ameno e a primavera chega com elevação na temperatura, com previsão para o trimestre de temperatura acima da média climatológica em SC. As massas de ar frio seguem chegando com pouca intensidade e com menor duração sobre Santa Catarina (de 1 a 3 dias), intercalado com períodos mais aquecidos, devido ao fenômeno El Niño. Em especial no mês de agosto podem ocorrer episódios (de curta duração) com dias de frio intenso e temperatura mínima próxima de zero grau e negativa nas áreas altas do Estado, com formação de geada ampla. Em agosto ainda há chance de neve, com maior probabilidade nas áreas altas do Planalto Sul.


Dados: Epagri/Ciram

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.