Brusque e região completam 45 dias sem chuva expressiva

Último evento chuvoso que acumulou mais de 20 mm em um dia ocorreu em 26 de junho


Brusque completou nesta sexta-feira (9), 45 dias sem chuva expressiva e para os próximos dias, o ALERTABLU mostra que o tempo não deve apresentar mudanças significativas neste cenário. O último evento chuvoso que resultou mais de 20 mm em um dia, ocorreu em 26/06/2019, quando na ocasião, o município acumulou 23,0 mm na média e de lá pra cá, os brusquenses tiveram apenas precipitação de fraca intensidade, com sequência de vários dias sem uma gota sequer, dados de minhas estações.
Para este sábado (10), as condições meteorológicas se modificam no Vale do Itajaí Mirim por conta da evolução de uma frente fria. Chuvas rápidas estão previstas para o final do dia, com baixos acumulados.

Abaixo estão inseridas no “tabelão”, as marcas extremas de temperaturas desta sexta, registradas no Vale do Itajaí Mirim, dados estes extraídos das minhas estações meteorológicas:


Efeito da seca em Brusque refletida no nível do rio Itajaí Mirim. Registros feitos por mim ao longo desta semana:

Arquitetura alemã: as lindas casas enxaimel de Guabiruba

Riqueza cultural que já passa de um século


Guabiruba é um daqueles municípios que encanta pelas belezas naturais bem como, por sua história cultural. De passagem dias atrás por esta cidade vizinha a Brusque, pude fazer o registro de algumas destas preciosidades, que atraem a curiosidade de turistas e também moradores de nossa região, que são as belas casas em estilo enxaimel, herança da colonização germânica.
Abaixo, selecionei algumas desta residências:

Mais um dia com tempo seco em Brusque

O nevoeiro começou a se intensificar em Brusque a partir das 4 horas desta madrugada


O nevoeiro que se formou em Brusque ao longo desta madrugada de sexta-feira (9) deverá se dissipar logo nas primeiras horas desta manhã, dando lugar a mais um dia de tempo seco e ensolarado e as temperaturas da tarde de hoje em nosso município novamente devem chegar ou até ultrapassar os 30 ºC, segundo nos informa Ronaldo Coutinho, da Climaterra.

Tarde de ontem em Brusque com temperatura de 29 ºC


Ainda segundo Coutinho, a chuva tão necessária para a região do Vale do Itajaí, deverá continuar escassa nos próximos dias. Os brusquenses poderão ter alguma instabilidade no final da tarde de amanhã, sábado, ainda assim, a chance de precipitação será remota, maior probabilidade do aumento de nebulosidade apenas, sendo que no domingo, a umidade vinda do oceano favorece a presença de muitas nuvens e não se descarta a ocorrência de chuvisco isolado ocasional, conclui Coutinho.

Abaixo estão as temperaturas mínimas desta madrugada e amanhecer de sexta-feira, registradas pelas minhas estações meteorológicas espalhadas pelo Vale do Itajaí Mirim: