Brusque registra maior temperatura durante o inverno em 4 anos

Máximas na tarde deste sábado (10) ficaram na casa dos 31 ºC


Ondas de calor e eventos climáticos extremos vêm se tornando regra nos últimos anos. Em Brusque, a temperatura máxima registrada neste sábado, 10 de agosto, foi de 31,1 °C, a maior já anotada durante o inverno desde 16/09/15, quando na ocasião, nosso município aferiu 33,1 ºC de pico máximo, segundo fonte extraída dos meus equipamentos de monitoramento do tempo.

Os termômetros das minhas estações fixadas nos bairros Centro e Tomaz Coelho mostraram extremas de 31,1 ºC na tarde de hoje, com o Rio Branco logo atrás, marcando 30,4 ºC e por fim, Santa Luzia, que por ser um bairro com maior altitude em relação aos demais e se situar afastado da área urbana, ficou com 25,9 ºC de valor máximo.

O sábado dos brusquenses foi mais um dia de tempo seco com a presença do sol. Aumento de nuvens observado a partir da tarde.


Pela região do Vale do Itajaí Mirim, os guabirubenses também sentiram o calorzinho fora de época, com o bairro Aymoré registrando iguais 31,1 ºC.
E por citar Guabiruba, um fato curioso, que está relacionado com as temperaturas:
Enquanto os moradores do Aymoré tiveram pico de 31,1 ºC, o Lageado Alto ficou com extrema de apenas 23,5 ºC, sendo que a explicação para esta diferença tão elástica entre um local e outro no mesmo município tem a ver com a altitude, pois o lugar onde está fixada minha estação no Lageado está a 500 metros acima do nível do mar.

No tabelão abaixo, temos inseridas todas as temperaturas extremas deste sábado (10), em seus respectivos locais descritos em anexo:


Temperaturas declinam no domingo

A previsão para amanhã, domingo, indica tempo firme e temperatura baixa no amanhecer com mínima entre 11°C e 13°C na região de Brusque. No decorrer do dia, o deslocamento de umidade do oceano associado a circulação marítima favorece aumento de nebulosidade e condição para chuvisco isolado ocasional. A temperatura máxima no período da tarde oscila entre 17°C e 19°C. Vento fraco de sudoeste passando para leste/sudeste.
Fonte: ALERTABLU.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.