Estiagem já é a mais intensa dos últimos 4 anos no município
Agosto de 2019 segue com o mesmo tempo seco que predominou em Brusque em julho. De acordo com dados extraídos junto às minhas estações de monitoramento, estes primeiros 15 dias do mês foram marcados pela escassez de chuvas no município, com média de apenas 8 mm registrados até o momento, sendo o início de agosto mais seco desde 2015.
Itajaí Mirim “bateu” se menor nível de 2019 nesta tarde de quarta-feira (15), apenas 73 cm, dados da Agência Nacional de Águas
Os impactos deste déficit pluviométrico, que por sinal, já dura quase dois meses na região, podem ser observados no rio Itajaí Mirim, que nesta tarde de quinta-feira (15) atingiu seu menor nível de 2019, apenas 73 cm, segundo dados da ANA (Agência Nacional de Águas), que tem seu ponto de medição localizado junto à Ponte Estaiada.
As chuvas abaixo da média em Brusque começaram a partir do final de junho, quando na ocasião, Brusque registrou seu último evento chuvoso com totais acima de 20 mm/dia. De lá pra cá, apenas aferições de precipitação fraca e mal distribuída.
O céu limpo do amanhecer de hoje deu lugar às nuvens, que predominaram ao logo desta quinta-feira em Brusque. O tempo seguiu seco.
E as previsões não são muito animadoras. Segundo Ronaldo Coutinho, da Climaterra, há uma tendência para o ingresso de um sistema chuvoso ao Vale do Itajaí Mirim entre o domingo e a segunda-feira (19), porém, os volumes previstos não serão suficientes para pôr fim à estiagem, conclui Coutinho.



