Com fim do El Niño, há risco de La Niña no ano que vem?

Meteorologista analisa possíveis cenários climáticos para o Brasil em 2020


O El Niño vai continuar perdendo força daqui para frente, projeta o Departamento de Meteorologia dos Estados Unidos (NOAA). Com isso, há grande chance do Brasil ter normalidade climática na primavera e no verão. 

De acordo com Heloísa Pereira, meteorologista da Somar, o enfraquecimento do fenômeno traz mudanças significativas. “As temperaturas não ficarão tão acima do normal no Sul do País quanto no verão passado”, explica.

No entanto, as chances para o desenvolvimento de La Niña aumentaram, chegando a 15% no alto verão, mas ainda perde muito para a chance de neutralidade. “Só teremos mais informações quando tivermos as atualizações necessárias da primavera, indicando o que esperar do ano que vem”, diz.

Com o fim do El Niño, o Sul pode enfrentar falta de chuva durante o verão em alguns momentos, já que a umidade estará mais concentrada entre centro e norte do país, finaliza a meteorologista.

Agradecimentos a Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural pelo envio destas informações.

Com influência da umidade do mar, tempo continua instável nesta terça-feira em Brusque

Tempo seco na madrugada com mínimas entre 16 e 17 ºC.


Segundo dados fornecidos pelo ALERTABLU, a previsão do tempo para esta terça-feira (27) em Brusque é de tempo instável, devido ao transporte de umidade do oceano para o continente, associado à circulação marítima, o que mantém o céu com muitas nuvens intercalado por aberturas de sol e há condição para chuva fraca e isolada, sobretudo entre o período da tarde e noite. Temperatura máxima durante à tarde ficará entre 21°C e 23°C. Vento fraco de sul/sudeste passando para leste/nordeste.

Acompanhe abaixo as temperaturas mínimas desta madrugada de terça, registradas pelas minhas estações de monitoramento, espalhadas ao logo da região do Vale do Itajaí Mirim: