Máximas na tarde deste sábado (10) ficaram na casa dos 31 ºC
Ondas de calor e eventos climáticos extremos vêm se tornando regra nos últimos anos. Em Brusque, a temperatura máxima registrada neste sábado, 10 de agosto, foi de 31,1 °C, a maior já anotada durante o inverno desde 16/09/15, quando na ocasião, nosso município aferiu 33,1 ºC de pico máximo, segundo fonte extraída dos meus equipamentos de monitoramento do tempo.
Os termômetros das minhas estações fixadas nos bairros Centro e Tomaz Coelho mostraram extremas de 31,1 ºC na tarde de hoje, com o Rio Branco logo atrás, marcando 30,4 ºC e por fim, Santa Luzia, que por ser um bairro com maior altitude em relação aos demais e se situar afastado da área urbana, ficou com 25,9 ºC de valor máximo.
O sábado dos brusquenses foi mais um dia de tempo seco com a presença do sol. Aumento de nuvens observado a partir da tarde.
Pela região do Vale do Itajaí Mirim, os guabirubenses também sentiram o calorzinho fora de época, com o bairro Aymoré registrando iguais 31,1 ºC.
E por citar Guabiruba, um fato curioso, que está relacionado com as temperaturas:
Enquanto os moradores do Aymoré tiveram pico de 31,1 ºC, o Lageado Alto ficou com extrema de apenas 23,5 ºC, sendo que a explicação para esta diferença tão elástica entre um local e outro no mesmo município tem a ver com a altitude, pois o lugar onde está fixada minha estação no Lageado está a 500 metros acima do nível do mar.
No tabelão abaixo, temos inseridas todas as temperaturas extremas deste sábado (10), em seus respectivos locais descritos em anexo:
Temperaturas declinam no domingo
A previsão para amanhã, domingo, indica tempo firme e temperatura baixa no amanhecer com mínima entre 11°C e 13°C na região de Brusque. No decorrer do dia, o deslocamento de umidade do oceano associado a circulação marítima favorece aumento de nebulosidade e condição para chuvisco isolado ocasional. A temperatura máxima no período da tarde oscila entre 17°C e 19°C. Vento fraco de sudoeste passando para leste/sudeste.
Fonte: ALERTABLU.



