Primavera/2019: veja a tendência do tempo em SC

A partir de setembro a chuva deve ser mais frequente no estado.


Este inverno de 2019 está sendo marcado pelo ingresso de poucas ondas de frio à SC. Tivemos apenas 2 com potencial para a formação de ampla geada e ocorrência de neve (fraca) no estado.
Em Brusque, os termômetros ficaram abaixo dos 5 ºC em apenas dois eventos de frio, aquele que passou pelo nosso município nos primeiros dias de julho e este mais recente, do último final de semana. Pouco se considerarmos que estamos na estação mais fria do ano!
O mês de agosto deve manter o padrão observado nos meses anteriores de pouca chuva. A partir de setembro a chuva deve ser mais frequente em Brusque e no estado. Acompanhe a seguir, a previsão climática trimestral para SC, ( Agosto, Setembro e Outubro de 2019) com dados extraídos da Epagri/Ciram:


Inverno ameno e primavera com elevação na temperatura

Precipitação:Trimestre com previsão de chuva próxima a abaixo da média climatológica em SC. Persiste a condição de chuva mal distribuída no tempo e no espaço, alternando períodos de chuva e dias mais secos. O mês de agosto deve manter o padrão observado nos meses anteriores de pouca chuva. A partir de setembro a chuva deve ser mais frequente no estado.

Temperatura: O inverno continua ameno e a primavera chega com elevação na temperatura, com previsão para o trimestre de temperatura acima da média climatológica em SC. As massas de ar frio seguem chegando com pouca intensidade e com menor duração sobre Santa Catarina (de 1 a 3 dias), intercalado com períodos mais aquecidos, devido ao fenômeno El Niño. Em especial no mês de agosto podem ocorrer episódios (de curta duração) com dias de frio intenso e temperatura mínima próxima de zero grau e negativa nas áreas altas do Estado, com formação de geada ampla. Em agosto ainda há chance de neve, com maior probabilidade nas áreas altas do Planalto Sul.


Dados: Epagri/Ciram

Itajaí Mirim agoniza diante da falta de chuvas regulares

Em alguns trechos de seu leito, a impressão que nos passa é de que o rio está “secando”


Hoje, 6 de agosto, faz 35 anos que Brusque sofreu a pior enchente de sua história, com o Itajaí Mirim na ocasião (06/08/1984) transbordando, trazendo prejuízos incalculáveis para o nosso município.
Hoje, o cenário é bem diferente, com o nosso rio agonizando diante da falta de chuvas regulares na nossa região.

Há 41 dias que o Vale do Itajaí Mirim não acumula precipitação acima de 20 mm/dia, com totais baixos registrados nestes 2 últimos meses. Em junho, Brusque registrou apenas 37 mm e julho 48,5 mm, dados das minhas estações. Agosto segue nesta tendência, foram apenas 4,0 mm registrados nestes primeiros 6 dias do mês.

Resultado desta precipitação irregular podemos observar no nível do Itajaí Mirim, que nesta tarde de terça-feira (6), alcançou seu pico mínimo de 76 cm, dados da ANA (Agência Nacional de Águas).
As imagens inseridas aqui nesta matéria registradas na tarde de hoje (6) falam por si só, que meus leitores tirem suas próprias conclusões com relação a atual situação em que se encontra o nosso rio.

Confesso que me assustei ao me deparar com o que vi. Diante disso, espero que cada cidadão brusquense faça sua parte, fazendo o uso racional de nossa preciosa água, evitando assim, desperdícios que eventualmente possam levar a um quadro de racionamento.
“Cabe uma reflexão!”



Brusque: temperaturas mínimas sobem 10 ºC em 24 horas

Mínimas de 4 ºC na segunda para 14 ºC nesta madrugada de terça-feira (6)


A intensa massa de ar polar que derrubou as temperaturas em Brusque neste início de semana perdeu força na madrugada desta terça-feira (6).
As mínimas de hoje ficaram num patamar entre 14 e 15 ºC, um cenário bem diferente diante do “ar gelado” enfrentado pelos brusquenses entre o último sábado e ontem, segunda-feira, quando nosso município registrou ao amanhecer, picos mínimos de até 3,8 ºC.

Imagem acima registrada ao amanhecer de hoje


Saiu o ar polar, entrou a chuva. Nesta última madrugada, tivemos garoa presente por quase toda a região do Vale do Itajaí Mirim, por sinal, não passou de chuvisqueiro, acumulando assim, baixos volumes.
E faz tempo que não chove abundantemente em Brusque. A última vez que isto ocorreu foi em 26/06/2019, quando na ocasião, foram registradas marcas entre 22 a 24 mm, ou seja, já estamos há 41 dias sem precipitação ou pouco mais expressiva na região.

Abaixo estão as temperaturas mínimas registradas nesta madrugada de terça-feira bem como, dados de chuva por onde ela ocorreu pelo Vale do Itajaí Mirim, dados estes extraídos junto à minha rede de estações meteorológicas padronizadas:

Tempo instável em Brusque


Segundo o ALERTABLU, o tempo seguirá instável ao longo desta terça-feira em Brusque. O deslocamento de umidade do oceano associado à circulação marítima deixa o dia com muitas nuvens, intercalado por períodos de melhoria e não se descarta a ocorrência de chuvisco isolado. Temperatura máxima entre 20°C e 22°C. Vento fraco de sul/sudeste passando para leste/nordeste.