Há chance do fenômeno ocorrer entre sexta e sábado não só no Planalto Sul, mas também na região do Meio Oeste
Estou acompanhando de forma diária, todas as atualizações feitas pelos meteorologistas com relação ao intenso frio, previsto para ingressar a SC no final de semana.
Ontem divulguei aqui, a nota publicada por Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho, onde eles também falavam a respeito desta massa polar.
Hoje trago a previsão feita pelo meteorologista Leandro Puchalski, publicada por ele nesta tarde de terça-feira (30).
Pelo que pude apurar até o momento perante todos os profissionais envolvidos no monitoramento deste frio que está por vir, é de que há uma unanimidade por parte deles com relação a intensidade, ou seja, “queda acentuada” nos valores de temperaturas a partir do final do dia da sexta-feira.
Curtam minha página no Facebook: https://www.facebook.com/blogdocirogroh/
Acompanhe na íntegra, a nota divulgada hoje por Puchalski:
Um frio forte vem por aí em
Vai se confirmando a chegada de uma intensa massa de ar frio de origem polar. Ela deverá chegar no decorrer da sexta-feira (2), começando com o frio mais forte do Oeste ao Planalto catarinense.
Na sexta, apenas Vale do Itajaí e Norte ainda deverão ter temperaturas em torno de 18 e 20°C à tarde. Na maior parte das cidades, algo entre 12 e 15°C, ficando do Oeste a Serra com apenas 6 a 8°C.
O frio será mais forte no fim de semana, especialmente nas madrugadas e início das manhãs. Dentro dessa onda de frio, as menores temperaturas no termômetro deverão ocorrer no amanhecer de domingo (4):
Com esse frio, ar seco, pouca nebulosidade e baixa umidade relativa do ar há chance de geada no domingo em várias regiões de SC:

Um outro extremo do frio tem chance de ocorrer, a neve. Pelo que temos hoje (30) de informação, as condições meteorológicas são possíveis de formação de nuvens de neve entre a sexta – especialmente do meio dia para a tarde – e a manhã de sábado.
Vejam pelo mapa abaixo que não só na Serra, mas também com chance no Meio-Oeste. Importante destacar que previsão de neve tem maior confiabilidade com 24 a 48h de antecedência. Por isso, é importante acompanhar a previsão do tempo nos próximos dias para ver se as condições irão se manter favoráveis.





























